Som e Iluminação para casamento

Som e Iluminação para casamento

Som e iluminação para casamento

As festas e cerimônias de casamento, hoje em dia se tornaram grandes grandes acontecimentos!

 As novas tecnologias introduziram no mercado, opções infindáveis de som luz e imagem.

No entanto existem algumas dúvidas, quanto ao Som e iluminação para casamento, sobre qual a melhor opção,  DJ ou Banda ao vivo.

Vamos falar hoje sobre as vantagens e desvantagens que  devemos considerar na hora de optar por um ou outro serviço.

Considerações a fazer na contratação de som e iluminação para casamento, Banda, DJ, ou ambos ?

1 – Perfil dos convidados, exemplo:

Não é só aquilo que você gosta de ouvir que vai ditar o ritmo da sua festa!

Para que você tenha uma festa animada a reação e permanência dos seus convidados até o final é muito importante, e é a musica quem faz isso acontecer na maioria das vezes.

Se os seus convidados tem preferência por Funk ( estilo carioca ) e música eletrônica, a opção por um DJ é o ideal.

A maioria dos músicos de casamento,  assim como a sonoridade dos instrumentos de banda ao vivo não se adaptam bem a tais estilos e acabam descaracterizando as músicas.

No entanto se você aprecia música ao vivo, gosta de ouvir os diferentes timbres dos instrumentos e vozes, mas sabe que não é esse o perfil dos seus convidados, uma ótima opção:

  • Banda ao vivo até a hora do jantar ( de preferência por bandas ecléticas )
  • DJ após o jantar fazendo balada até o final

Se o perfil dos seus convidados é de apreciadores de musica ao vivo, clássicas, pop internacional, Jazz, flash back, rock clássico, sertanejo, samba…ou seja…um perfil eclético, uma opção seria:

  • Banda ao vivo até a hora do Jantar por 2h
  • DJ durante o intervalo ( repertório a combinar )
  • Banda ao vivo fazendo balada após o jantar por 2h
  • DJ finalizando

É obvio que isso não é regra, são apenas dicas e observações de quem trabalha no ramo há mais de 20 anos, com som e iluminação para casamento e está acostumado a diversas situações.

 2 – O  local do evento quanto a sua acústica

Tenha em mente que quando se trata de banda ao vivo, ( sem play back ),  inevitavelmente o volume do som tende a ser mais alto.

Instrumentos como bateria, sax, trompete facilmente ultrapassam os 75 decibéis (mesmo desconectados) limite máximo permitido em alguns espaços de eventos.

Pergunte sempre ao responsável pelo espaço se o mesmo possui tratamento acústico.

Pergunte qual o limite de decibéis permitido, para banda ao vivo, em média 90 db seria o ideal.

Caso o local não permita volume acima de 75 db, e você goste de musica ao vivo ideal sugerido:

  • DJ na recepção por 30 min
  • Dupla voz e violão até a hora do jantar 2h
  • DJ fazendo balada após o jantar até o final

3 – O local do evento quanto a energia elétrica

Certifique-se também se o local possui caixas de saída de energia apropriadas, para conexão com gerador ou energia da rua, vinda da concessionária, as bandas em geral acabam tendo uma demanda maior de energia.

Contrate um gerador de stand by ou full time, independente de ser Banda ou DJ.

4 – O local do evento quanto ao espaço

No caso de optar por banda, certifique-se que o local tenha espaço suficiente para acomodar todos músicos no palco ao mesmo tempo, opte por locais que já tenham palco e camarim.

Caso o local não possua palco, o ideal seria a contratação de um que atenda as necessidades da banda.

Sempre busque por uma atração de Banda ou DJ que seja compatível ao espaço do evento.

Se informe, onde usualmente os palcos são montados no local, assim como as dimensões permitidas.

Som e iluminação para casamentos

05 – Perguntas a fazer para a banda antes de contratar

  • Quantas horas de duração tem a apresentação?
  • A banda possui equipamento de som e iluminação próprios?
  • A banda tem DJ para tocar durante o intervalo?
  • Quantos intervalos a banda faz?
  • Posso opinar no repertório
  • A banda deixa convidado subir no palco?
  • A banda cobra hora extra?
  • Tenho que disponibilizar Jantar ou Almoço para a banda?
  • A banda consome bebida alcoólica em serviço?
  • Os músicos da banda levam acompanhantes?

06 – Perguntas a fazer para o DJ antes de contratar

  • Quantas horas de duração tem a apresentação?
  • O DJ possui equipamento de som e iluminação próprios?
  • Posso opinar no repertório
  • O DJ deixa convidado tocar?
  • O DJ cobra hora extra?
  • Tenho que disponibilizar Jantar ou Almoço para o DJ?
  • O DJ consome bebida alcoólica em serviço?
  • O DJ leva acompanhantes?

Tanto a Banda quanto o DJ são peças importantíssimas no som e iluminação para casamento.

Nestes links abaixo os equipamentos mais solicitados:

Sonorização

Iluminação

Imagem

O ideal é que você contratante, possa  decidir qual a melhor opção para o seu evento, e assim explorar ao máximo os recursos que ambos têm a oferecer.

Espero que este post tenha lhe ajudado a decidir!!

Grande Abraço!

 

Deixe um comentário